quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Compartilhando as vivências em Àfrica

Estes últimos dois anos em África, têm sido momento de inspiração e busca individual de novas referências para consolidar minha identidade afro-descendente .Graças ao grande amigo e referência jornalista e sociólogo Marcos Romão, assim como a inspiração na história de vida de meu querido Avô JOVENTINO CÂNDIDO RAMOS(In Memoriam) e engajamento de meu pai Breno Cândido Ramos no advento do Movimento Negro do Recife sinto-me motivada para, através da partilha de minhas experiências no continente africano, fortalecer este necessário diálogo e convivência com um continente de grande beleza e de desafios históricos frutos de processos que se limitaram aos discursos oficiais como problemas meramente africanos, inibindo assim a responsabilidade das grandes forças.

Tenho esperanças de que a partilha deste caminhar africano seja um pequeno grão e impulso neste processo impressionante e enriquecedor que, no nosso jargão, é chamado de resgate de nossas raízes históricas.

um grande abraço à todos que compartilham comigo desta vivências.
Betânia Ramos Schröder

Nenhum comentário: