quinta-feira, 31 de julho de 2008

Celebrando o carnaval no Huambo




á são alguns meses depois do carnaval...saudade de casa... Mas há satisfação em minha nova casa temporária...este continente africano, em se tratando da possibilidade de está mais próxima da gente do Kimbo, sua força e seus custumes, sem folclorização, mas como herança socialista do princípio de cultura operária, misturada com esse processo necessário de reconstrução da auto-estima depois de anos de guerra e colonização!!!

Nestes últimos dias estava a rever as imagens daquela momento do carnaval celebrado na minha cidade adotado HUAMBO, aqui em Angola...

Em fevereiro...na mesma semana que nosso carnaval no Brasil...A grande expectativa do desfile na avenida principal da cidade...O burburinho do feriado de um dia, quem vai participar, quem vai está lá, a vontade de sair de casa e ver a festa!! Para nós expatriados exigentes é só rabalho-casa-bar novo império, assim leva-se a vida numa das cidades mais atingidas pela guerra, mas de impressionante dinâmica de reconstrução das infra-estructuras.

O fascínio começa com a concentração do desfile dos grupos tradicionais...aqueles dos "kimbos", das aldeias, do coração da tradição, da música, da dança, das curas, da feitiçaria, dos ritos de iniciação. A música não nega a raíz de nosso samba...A cidade ainda é esvaziada. Mas nestes micro-espaço da "gente do Kimbo" no carnaval do Huambo, para mim, das sambadas de maracatu rural e das noites seguidas de brincadeira de cavalo-marinho, a imagem da guerra, do sofrimente de 27 anos de conflicto de Angola armado se esvai... Reconstruíndo em mim e em neles, nestes homens e mulheres que via, a vontade viva e presente de um povo que quer ter PAZ, de poder festejar com tambores, com alegria, com cores, com a tradição do Kimbo a beleza de ser ANGOLANO!!
Mas também as agremiações carnavalescas estavam aí também! Estas com muitas cores, patrocinadas pelos empresários
das cidades. Mostravam cores vivas, performances e muita vontede de terem a chance de serem premiadas e carregarem o título do carnaval! Este entregue pela Miss Huambo, em pessoa!!!

Foi um momento muito lindo...Cheio de impressões que ficaram comigo e que compartilho com vocês com as imagens captadas por mim daquele dia, aqui na região do Planalto central de Angola.

Betânia Ramos Schröder








J

2 comentários:

José Jorge Frade disse...

Parabéns pelo belo blog!

Zé Kahango
http://bimbe.blogs.sapo.pt

hgvh disse...

Você tem talento sobrando, para escrever e para viver. Vive em sua plenitude indo até onde vai o seu pensamento. Descobriu o caminho das pedras mas não ligou para as pedra no camnho. Um abraço e muita paz... Leve meu carinho e minha revolta pelas desigualdades desse mundo ás comunidades que você dialoga.